quinta-feira, 28 de maio de 2009

Seminário em Ilhabela tem como tema Unidades de Conservação da Natureza

O seminário será realizado nos dias 29 e 30 de maio (sexta e sábado) no hotel Ilhaflat em Ilhabela. É um tema de extrema relevância para a região, pensando que estamos diante de áreas de vasta biodiversidade animal e vegetal, e com índices de preservação da mata acima da média da Mata Atlântica.

Segue uma nota divulgada pela instituição promotora do evento e o site com maiores informações.

http://www.cedslitoralnorte.org.br/ver_noticia.php?id=28&pag=1


"O Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte (CEDS), através da parceria com a Universidade Católica de Santos, o ReaLNorte (colegiado com 12 entidades ambientalistas) e a Petrobras, promove nos dias 29 e 30 de maio de 2009 o Seminário Unidades de Conservação da Natureza: Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte Paulista.

O evento tem como intuito apresentar os Parques Estaduais, Estação Ecológica, Áreas de Proteção Ambiental e de relevante interesse ecológico, Reservas Particulares do Patrimônio Ecológico, promovendo maior aproximação e diálogo com a sociedade, em busca da sustentabilidade ambiental de nossa região."

Espero encontrar conhecidos no evento. Estarei lá. Abraços!!!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Veríssimo


Gosto muito do Luis Fernando Veríssimo.
Meu irmão (que também é da Geografia) me mandou uma "tirinha" do Veríssimo que compartilho nesse momento.
Achei apropriado, pois se relaciona com a nossa "querida" superpotência atual que tanto "adoramos", e que atua tão "belamente" na geopolítica contemporânea.



VERISSIMO, Luis F. As cobras. São Paulo Objetiva, 2005. 55p.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Geopolítica

Alguns alunos pediram para que eu postasse assuntos relacionados à matéria da primeira série do ensino médio. Sendo assim, como no momento estamos estudando "a ordem mundial", ou "desordem mundial", ou ainda "nova ordem mundial", coloco uma reflexão sobre Geopolítica, feita pelo geógrafo José William Vesentini em sua webpage (www.geocritica.com.br). É apenas um trecho do texto, mas resume a diferença que há entre Geografia Política e Geopolítica. Para os interessados, acessem o site e ampliem o entendimento do cenário mundial atual.


"[...] a palavra geopolítica não é uma simples contração de geografia política, como pensam alguns, mas sim algo que diz respeito às disputas de poder no espaço mundial e que, como a noção de PODER já o diz (poder implica em dominação, via Estado ou não, em relações de assimetria enfim, que podem ser culturais, sexuais, econômicas, repressivas e/ou militares, etc.), não é exclusivo da geografia. (Embora também seja algo por ela estudado). A geografia política, dessa forma, também se ocupa da geopolítica, embora seja uma ciência (ou melhor, uma modalidade da ciência geográfica) que estuda vários outros temas ou problemas. Exemplificando, podemos lembrar que a geografia também leva em conta a questão ambiental, embora esta não seja uma temática exclusivamente geográfica (outras ciências -- tais como a biologia, a geologia, a antropologia, a história, etc. -- também abordam essa questão). Mas a geografia -- da mesma forma que as outras ciências mencionadas -- não se identifica exclusivamente com essa questão, pois ela também procura explicar outras temáticas que não são rigorosamente ambientais tais como, por exemplo, a história do pensamento geográfico, a geografia eleitoral, os métodos cartográficos, etc."

Abraços geográficos...

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Portal do Exportador

Navegando pela internet hoje, encontrei por acaso um site relacionado ao tema que será trabalhado na segunda série do ensino médio nas próximas semanas: Comércio Exterior.
O Portal do Exportador traz várias informações relacionadas, como tratados internacionais, legislação, estatísticas, que dão um panorama da situação brasileira em suas relações comerciais internacionais.

É um bom passa tempo navegar por essas informações.


Segue o link

http://www.portaldoexportador.gov.br/

Abraços...