segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Um "pouquinho" de água


Dizem que água é vida! Talvez por isso mesmo dizem também que a água é o petróleo do século XXI, e será o motivo de conflitos em breve. Será mesmo?
A água potável do planeta representa apenas cerca de 2,8% de toda a água disponível. Porém, somente 0,3% estão disponíveis em rios, os outros 2,5% estão em geleiras e lençóis freáticos. Além disso, a água potável é mal distribuída no mundo, com maior incidência nas regiões intertropicais não desérticas.
No entanto, os números podem enganar. Apesar do percentual pequeno, 0,3% da água da Terra é o suficiente para abastecer todas as necessidades do mundo hoje: uso doméstico; uso agropecuário; uso industrial. O grande problema é que não usamos somente o necessário e, com isso, a água começa a ficar escassa em algumas regiões do globo. E não podemos esquecer da poluição dos rios, que diminui ainda mais o volume de água potável disponível.

Este é um assunto que rende muita conversa. Há diversos sites com as informações mais diversas possíveis, mas hoje eu recomendo uma leitura rápida no link que segue:

Um grande abraço.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Quantas pessoas você conhece que mora ilegalmente nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Itália.........
Não é de hoje que muitas pessoas tentam melhorar suas condições de vida migrando para países desenvolvidos em busca de subempregos, em abundância nos países citados.
Não é de hoje também, a discriminação com esses marginalizados do sistema que tentam a todo custo imigrar.

Segue o link de um texto publicado no "Estadão" sobre um documento vazado pelo site WikiLeaks onde as pessoas que desejam um visto para os EUA são rotuladas num sistema preconceituoso de liberação dos passaportes.

O título do texto é "Você é bom, mau ou feio?" - por José de Souza Martins.