quarta-feira, 27 de abril de 2011

Mais água (ou menos?)

A discussão sobre políticas públicas mais eficientes em relação à conservação do dizem ser nosso bem maior, a ÁGUA, tem rendido muitos artigos e livros. Aqui mesmo no Caderno de Mapas já discuti um pouco sobre isso (Um "pouquinho" de água).

No caso das políticas públicas brasileiras nesse contexto, podemos acompanhar os relatórios oficiais pelo site da Agência Nacional de Águas, o órgão responsável do governo. Podemos encontrar ali algumas das ações do governo voltadas nessa direção, e perceber que nenhuma mudança substancial na política de hoje está prevista.

Porém, temos diversos pesquisadores debruçados sobre a questão. As pesquisas seguem em várias direções, como a conservação da água, a projeção dos possíveis conflitos, o panorama atual da situação no Brasil e no mundo etc. Um exemplo pode ser encontrado no texto de Francisco Teixeira, Por uma geopolítica da água: conheça o mapa dos conflitos (Este texto eu recomendo muito a leitura principalmente para os alunos do 1º ano do Ensino Médio).

A verdade é que muitas mudanças ainda precisam ser feitas em relação às políticas públicas relacionadas ao uso da água. Além disso, uma conscientização é necessária na população, pois o desperdício é uma realidade. Enfim, muito se tem discutido na academia, textos e livros publicados, mas esta discussão parece não chegar onde precisa: a sociedade, e o governo.

sábado, 16 de abril de 2011

Leitura para o "feriadão"

Boa noite,

Combinei esta semana com os alunos do 1º ano do Nova Geração de postar aqui o link para o download do livro "Decifrando a Terra".
Segue o link:

http://www.4shared.com/dir/12743701/533b1ea3/Decifrando_a_terra_-_captulos_.html

Este link permite baixar os capítulos individualmente.
Bom, a minha vontade, e o meu conselho, é que façam a leitura de todos os capítulos relacionados com a matéria dada até o momento. São eles: capítulos 1, 3, 4, 6, 9, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19.
Porém, sei da limitação dos meus alunos, rs.

Me contento com a leitura e fichamento do capítulo 8 Intemperismo e formação dos solos.
Bom feriado a todos,
E boa leitura...