segunda-feira, 29 de agosto de 2011

11 de setembro

Em poucos dias chegaremos ao décimo aniversário da queda das Torres Gêmeas. Um episódio que teve repercussões em todo o mundo, e acirrou a "guerra ao terror" de Bush. Porém, mesmo 10 anos depois, muitas dúvidas pairam sobre o ocorrido. Na época, diversas teorias foram levantadas. O filme "Fahrenheit 9/11" discute sobre algumas dessas possíveis causas do ataque, e dos benefícios que o governo Bush teve com a queda das torres.
Uma reportagem da BBC Brasil trás 5 teorias da conspiração para o considerado maior ataque terrorista de todos os tempos.


E você, acredita nas versões oficiais ou nas teorias de que o próprio governo do EUA criou o ataque?



Leia também um post meu de alguns que contém algumas dicas de leituras sobre o "Choque de civilizações" criado por Huntington.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Domínios morfoclimáticos e biomas do Brasil



Esta foto foi tirada por mim no Núcleo Picinguaba do Parque Estadual Serra do Mar, em Ubatuba, SP. É fantástica a experiência de navegar e caminhar pelos caminhos do mangue do litoral norte paulista. Com suas raízes aéreas, como braços e pernas enfiados na areia lamacenta em busca de caranguejos.
Este é apenas um exemplo da maravilhosa diversidade biológica que temos em nosso território.

No conteúdo programático do 7º ano encontramos os domínios morfoclimáticos e biomas do Brasil. Pensando em aprofundar o conhecimento dos alunos, seguem algumas dicas de sites para pesquisa do assunto.

A Secretaria de Educação do Estado do Paraná mantém um site muito interessante com diversos materiais (de fotos a teses) de todas as disciplinas. Especificamente sobre biomas segue o link:
http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=90

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) também disponibiliza material sobre o assunto.
http://www.ibama.gov.br/ecossistemas/home.htm

Lembrando que estes são apenas alguns exemplos para a pesquisa.
Abraços.